Zalava de Arsalan Amiri é destaque na Semana Internacional da Crítica de Cinema de Veneza.
Para o encerramento da Semana Internacional dos Críticos de Cinema de Veneza de 2021 , uma seção independente e paralela organizada pela União Nacional de Críticos de Cinema Italianos (SNCCI) como parte integrante do Festival Internacional de Cinema de Veneza . A edição deste ano viu o triunfo do longa-metragem de estreia de Arsalan Amiri , Zalava , um filme iraniano ambientado na pequena vila titular em 1978, onde os moradores afirmam que um demônio está entre eles. O filme recebeu o Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica de Cinema, juntamente com o Prêmio FIPRESCI dedicado à seção.

Os jurados Claudio Cupellini , Vanja Kaludjercic e Sandrine Marques elogiaram o diretor junto com sua “linguagem cinematográfica lúdica” e seu claro apelo contra “superstição e ignorância”.
Outros elogios foram concedidos a outras produções e co-produções europeias. Em detalhes, o Prêmio Clube do filme de Verona foi para a odisséia de "psiquiatria política" de Gàbor Fabricius Erasing Frank, o Prêmio de Melhor Contribuição Técnica para Helena Girón e a coprodução hispano-colombiana de Samuel M. Delgado , They Carry Death e o novo prêmio especial para cineastas com menos de 40 anos (criado em homenagem à documentarista Valentina Pedicini) para Ekaterina Selenkina ’s Detours . Finalmente, Gianluca Matarrese's The Last Chapter ganhou o Prêmio Queer Lion.
Aqui estão todos os prêmios concedidos na íntegra:
Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica de Cinema
Zalava - Arsalan Amiri (Irã)
Prêmio Internacional FIPRESCI Zalava - Arsalan Amiri
Verona Cineclube Award Erasing Frank - Gabor Fabricius (Hungria)
Mario Serandrei - Prêmio Hotel Saturnia de Melhor Contribuição Técnica They Carry Death - Helena Girón e Samuel M. Delgado (Espanha / Colômbia)
Prêmio de Melhor Curta-Metragem Inchei - Federico Demattè (Itália)
Prêmio de Melhor Diretor (curta) Federico Demattè - Inchei
Prêmio de Melhor Contribuição Técnica (curta) L'incanto - Chiara Caterina (Itália)
Prêmio Especial Valentina Pedicini “Autrici under 40” Desvios - Ekaterina Selenkina (Rússia / Holanda)
Prêmio Queer Lion O Último Capítulo - Gianluca Matarrese (Itália / França)